https://midialab.org/

Jornadas de limpezas dão um novo “rosto” às ruínas da Unidade 24

A Escola Primária completa Unidade 24 localizada no distrito municipal Kamaxaquene, na cidade de Maputo, está a beneficiar de uma jornada de limpeza desde  sábado (20.08).Trata-se de uma jornada levada a cabo pelo Conselho Municipal de Maputo e  tem em vista dar um novo “rosto” aquela  infra-estrutura que se encontra encerrada desde 2016, supostamente por apresentar problemas de saneamento.

Para o efeito, foram feitas limpezas no pátio da escola,  bem como em algumas salas de aulas que encontravam-se cheias de águas paradas, pedras entre outros. Uma actividade que agradou não só os jovens que brincam naquele local mas também os moradores que a muito clamavam por uma intervenção naquela Escola.

A equipe de reportagem do Mídia Lab conversou com alguns jovens que se encontravam no local a brincar. “Fiquei muito feliz quando vi uma equipa do  município com ajuda de um trator a limpar o capim que estava aqui” disse Acácio Melício.

Fabio Tomo espera que essas jornadas sejam constantes e pedi ao município para que se faça algo urgente naquele espaço. “É de louvor essa iniciativa apesar de ser algo que deviam ter feito a muito tempo, eu gostaria de pedir ao governo para construir uma nova escola ou então um campo para nós jogarmos”.

Por sua vez, Francisco Muchanga, representante do chefe do quarteirão afirmou que já era sem tempo a intervenção do município naquela Escola, pois passam se cinco anos sem nenhuma intervenção. “Quero acreditar que as reportagens que foram passadas da escola naquelas condições contribuíram de forma significativa para que o município ou secretário do bairro se sentissem precionados a fazer limpeza na escola”.

A nossa equipe contactou o Conselho Municipal para ter mais informações sobre a actividade, entretanto estes prometeram se pronunciar brevemente.

De lembrar que a dois meses o Mídia Lab reportou o facto da Escola Unidade 24 estar encerrada há anos tendo em conta que existem crianças que percorrem distâncias para se fazerem a uma outra Escola. Na altura do seu encerramento a Unidade 24 albergava um total de 1800 alunos e 28 professores.

Créditos: Ângela Da Fonseca

Ernesto Timbe

Similar Posts

Mais de 44 milhões de Meticais resultantes dos Impostos sobre a Produção Mineira no Distrito de Moatize não foram transferidos às comunidades locais

Segundo o número 1 do artigo 20 da lei no 20/2014 de 18 de agosto (Lei de minas) é prevista a transferência de 2.75%

Governo propõe-se a promover o conteúdo nacional num contexto em que as multinacionais já afirmaram que o conteúdo local não responde às suas exigências

No Programa Quinquenal do Governo (PQG) em vigor, 2020-2024, no país, o Executivo possui como comprometimento com a Ind

Impacto Socioambiental da Exploração do Ouro na Província de Manica

Localizada na região Centro de Moçambique, a Província de Manica está dividida em 12 Distritos e 5 Municípios nomea